quarta-feira, 14 de agosto de 2013

LANCES OCORRIDOS NO V TORNEIO NIPPON COUNTRY CLUB DE BEISEBOL PRÉ-JÚNIOR – TAÇA SADAO KAYANO

1) O arremessador recebeu a senha do receptor fora do “pitcher’s plate” e, em seguida, deu um passo rápido sobre a placa e efetuou o arremesso. Isso é interpretado como um arremesso apressado (“quick pitch”), portanto, um arremesso ilegal. Sem corredor(es) em base, deve ser declarado um “ball”, e com corredor(es) em base, um “balk”.

[Comentário – Regra 8.01, Comentário – Regra 8.05 (e), Regras: 8.01 (d), 8.05 (e)]

2) Não havia corredor em base. O arremessador efetuou o arremesso quando o batedor não estava ainda preparado dentro do “batter’s box”, ou seja, fez um “quick pitch”, um arremesso ilegal portanto. O árbitro declarou um “strike”; deveria ter declarado um “ball”. Quando o arremessador faz um arremesso ilegal, sem corredor(es) em base, a penalidade é um “ball”, e com corredor(es) em base, é um “balk”.
 
[Comentário – Regra 8.01 (b), Comentário – Regra 8.05 (e), Regras: 8.01 (d), 8.05 (e)]

3) O arremessador ameaçou lançar à 1ª base, sem sair do “pitcher’s plate”. Na realidade, o que ocorreu foi o seguinte: o arremessador moveu o pé de apoio para trás  e achou que havia deixado o “pitcher’s plate”; não percebeu que uma parte do pé continuou em contato com a placa.  Os árbitros nada declararam; deveriam ter aplicado a Regra 8.05 (b).

4) Havia corredor na 1ª base. O arremessador parou os movimentos de arremesso porque o batedor saiu do “batter’s box”. O árbitro de “home” nada declarou, porém o árbitro da 1ª base aplicou a Regra 8.05 (a) e mandou o corredor à 2ª base. Houve reclamação da equipe na defensiva, mas a decisão “balk” foi mantida. Nesse lance, os árbitros deveriam ter declarado "TIME" e ordenado que ambos começassem novamente desde o princípio [Comentário - Regra 6.02 (b)].
 
5) O arremessador apenas mudou a direção do pé livre (ou seja, direcionou-o à 1ª base, sem dar um passo) e tentou surpreender o corredor fora da base. Esse movimento caracteriza um “balk”.

[Comentário – Regra 8.05 (c)]

Sem comentários:

Enviar um comentário