sexta-feira, 2 de agosto de 2013

DOIS CORREDORES OCUPAM A MESMA BASE

Nenhum eliminado, bases cheias, rebatida “fly” grande ao campo externo. O corredor da 3ª base, imaginando que seria um “base hit”, saiu correndo e pisou o “home plate”, mas como a bola foi apanhada no ar, retornou à 3ª base. Ocorre, porém, que no retorno não tocou o “home plate”. Quando o defensor que apanhou a bola fez o lançamento à 3ª base, o corredor da 3ª base e o da 2ª base estavam sobre a 3ª base.   O defensor da 3ª base deu ‘tatti’* nos dois; o árbitro eliminou o corredor da 2ª base. A equipe na defensiva apelou sobre a omissão de base no retorno.
 
O árbitro decidiu corretamente. Quando dois corredores ocupam a mesma base, aquele que ocupava legalmente a base primeiro (o da 3ª base) tem o direito de nela permanecer, a não ser que seja forçado a avançar. O corredor subsequente (o da 2ª base), portanto, é “out”. No caso apresentado acima é ‘tchendi’*, porque o corredor da 3ª base também é “out” por não ter tocado o “home plate” no retorno.
 
[Beisebol – Regras: 7.02 – vide NOTAS 1 e 2, 7.03 (a), 7.10 (b)]
 
(Softbol – Regras: 8 – Seção 4a-1, 8 – Seção 4d, 8 – EFEITO – Seção 4d, 8 – Seção 9d)
 
*‘Tatti’ vem de “touch” (tâtch), que quer dizer toque, contato etc. Dar ‘tatti’, como costumamos dizer, é tocar o corredor (ou batedor-corredor) com a bola firmemente segura na mão ou luva.
 
*‘Tchendi’ vem de “change” (tchéindj). Quer dizer mudança, alteração, variação etc. Usa-se esse termo quando as equipes se alternam no ataque e na defesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário