quarta-feira, 21 de agosto de 2013

CONCESSÃO DE BASES

Um "out", corredor na 1ª base e na 2ª base. Foi tentada uma jogada de ‘hitto endo ran’*, mas a rebatida resultou em "fly" na direção do jardim central. O corredor da 2ª base, que havia iniciado a corrida em direção à base seguinte, apressou-se em retornar à sua base para retocá-la; o corredor da 1ª base, por sua vez, já havia passado a 2ª base; os dois corredores estavam, portanto, entre a 2ª base e a 3ª base. Nesse momento, o jardineiro central efetuou a defesa e fez um mau lançamento à 3ª base –a bola tocou o solo e pulou para fora da cerca lateral. O corredor da 1ª base também tem o direito de ir para "home"?
 
Não. O corredor da 1ª base deve parar na 3ª base, pois a concessão de duas bases é a partir da base original –a base que ele tem de retocar. 

[Beisebol – Regra 7.05 (g), Comentário – Regra 7.05 (i)]
 
(Softbol – Regra 8 – Seção 7f, Regra 8 – EFEITO – Seção 7f)
 
*‘Hitto endo ran’ vem de “hit and run” (hit aend rân), que significa bater e correr. É uma jogada em que o batedor tem de rebater a bola arremessada, com certeza, porque o corredor já está iniciando a corrida para a base seguinte.

3 comentários:

  1. Fiquei em duvida. A regra 7.05 (g) define que se for a 1a jogada de um jogador do campo interno a concessao sera de duas bases a partir da base que ocupava no momento do arremesso. Nos demais casos (incluindo o lancamento de um outfilder) sera de duas bases (a partir da base que ocupavam quando a bola sai da mão do defensor) no momento em que a bola sai da mao do defensor.

    Nesta linha de raciocionio os dois corredores teriam direito ao home plate visto que foi a primeira jogada de um defensor do campo externo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gentil

      Se dois corredores estiverem entre as mesmas bases, a concessão será baseada na posição do corredor precedente.

      Veja o exemplo apresentado no Comentário – Regra 7.05 (g).

      Comentário – Regra 7.05 (i): ... Se um corredor for obrigado a retornar a uma base depois de um “catch” (bola “fly” apanhada no ar), ele terá de retocar a sua base original, mesmo que, devido a alguma regra de campo ou outra regra, lhe tenha sido concedidas bases adicionais. Ele poderá retocar enquanto a bola está morta, e a concessão então será feita a partir da base original.

      Eliminar
  2. Correção

    Comentário - Regra 7.05 (i) .............. mesmo que, devido a alguma regra ......, lhe tenham sido concedidas bases adicionais.

    ResponderEliminar