sexta-feira, 30 de agosto de 2013

BOLA ARREMESSADA ENTRA NO “DUGOUT”

Havia corredor(es) em base. A bola arremessada que o receptor deixou escapar para trás entrou no "dugout". Que decisão deve ser tomada?
 
A bola torna-se morta e cada corredor pode avançar uma base, sem o risco de ser eliminado. Se esse arremesso for o quarto "ball", o batedor poderá ir à 1ª base, e se for um terceiro "strike" não agarrado, também poderá ir à 1ª base, porém na seguinte situação: (1) a 1ª base não está ocupada, ou (2) há duas eliminações quando a 1ª base está ocupada. Se, entretanto, a bola arremessada passa pelo receptor, e, em seguida, enquanto permanece dentro do campo de jogo, é chutada ou desviada para dentro do “dugout”, a concessão deve ser de duas bases a partir da posição dos corredores no momento do arremesso.  

[Regras: 6.08 (a), 6.09 (b), 7.05 (h) – vide REGRA APROVADA]

2 comentários:

  1. tudo bom?
    gostaria de uma consulta sobre um lance de jogo que tivemos em um torneio aqui no Rio Grande do Sul,

    a situação foi a seguinte:

    teve uma rebatida que, o primeiro pique foi em território dentro (rya-boru) e o segundo pique foi passando a terceira base em território fora (faru-boru), sem que a bola não tocou em nenhum jogador, nem mesmo na base, nem de raspão.

    meu ponto de vista é de que, neste caso é fora (faru-boru), porque independentemente se a bola passou por cima dda base ou não, o primeiro pique depois da base é o que vale, então , gostaria de saber se estou certo ou não, pois pedi revisão do lance e voltaram para trás, mas me disseram que eu estava ultrapassado e as regras haviam mudado quanto a isso

    li as regras e entendo que estou certo, mas tem ha pessoas que estão dizendo o contrário e querendo mudar esta regra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a bola passou sobre a 3ª base depois de ter tocado o solo antes dessa base, é uma bola “fair” (‘hia booru’, como costumamos dizer).
      Uma bola rebatida que toca o solo –em território “fair” ou “foul”– antes de uma base e passa sobre essa base, é uma bola “fair”, independente da direção que ela tome depois.
      Se uma bola rebatida em voo cai em território “foul” além da 1ª ou 3ª base, é uma bola “foul” (‘fauru booru’, como costumamos dizer), ainda que tenha passado sobre a base.
      ‘Hia Booru’ vem de “Fair Ball” (féa ból) = rebatida válida.
      ‘Fauru Booru’ vem de “Foul Ball” (faul ból) = rebatida nula.

      Eliminar