sábado, 27 de julho de 2013

MAIS LANCES SIMPLES QUE PODEM SUSCITAR DÚVIDAS

1) Nenhum eliminado, corredor na 1ª base, “ball count” (contagem de bolas arremessadas): 2 – 2 (dois “balls” – dois “strikes”). No quinto arremesso, o corredor arrancou em direção à 2ª base; o batedor fez “swing”, mas errou (o “bat” não teve contato com a bola).  Como o receptor deixou a bola passar para trás, o batedor correu para a 1ª base. 
 
O batedor é eliminado automaticamente (“strikeout”). (Quando, com menos de dois eliminados, há corredor na 1ª base no momento do arremesso, o batedor é eliminado imediatamente por três “strikes”.) O jogo continua com um “out” e corredor na 2ª base. A bola permanece viva.

[Beisebol – Regra 6.05 (c) – vide NOTA]
 
(Softbol – Regra 7 – Seção 6m, Regra 7 – EFEITO – Seção 6l-m)

2) Nenhum eliminado, corredor na 1ª base. Quando o corredor tentava um roubo de base, o batedor eliminado por três “strikes” atrapalhou o lançamento do receptor.
 
A bola torna-se morta. O corredor é “out” devido à Interferência cometida pelo batedor que acabara de ser eliminado.
 
No beisebol, o corredor que seria o alvo da jogada deve ser declarado eliminado. No softbol, o corredor que está mais perto do “home plate”, no momento da Interferência, deve ser declarado eliminado.

[Beisebol – Regra 7.09 (e) – vide Comentário e NOTA]
 
(Softbol – Regra 8 – Seção 9o – vide NOTA, Regra 8 – EFEITO – Seção 9k-s)
 
3) Batedor destro foge do arremesso que vem na direção do seu peito, mas a bola atinge, simultaneamente, o “bat” e a sua mão direita; e ao tocar o solo, para na frente do “home plate”. Ele adquire o direito de ir à 1ª base?
 
Não. É uma bola “fair”. Este caso não deve ser confundido com aquele em que a bola atinge somente as mãos que seguram o “bat”.

(Beisebol – Regra 2.00 “FAIR BALL”)
 
(Regra 1 – Seção 29a)

Sem comentários:

Enviar um comentário