terça-feira, 23 de julho de 2013

"INFIELD FLY"

Nenhum eliminado. Billy Ripken e Cal Ripken estavam na 1ª base e 2ª base, respectivamente, quando um companheiro de equipe levantou um fly para o campo interno. (O batedor foi declarado out pela regra de Infield Fly.) O interbases preparou-se para efetuar a defesa, porém, “perdeu” a bola no sol e deixou-a cair. A bola pulou ao tocar o solo e atingiu Cal, que, nesse momento, estava sobre a 2ª base.
 
Cal também deve ser eliminado?
 
Cal é safe. Regra 7.08 (f) – EXCEÇÃO: Se um corredor que está tocando sua base for atingido por um Infield Fly, ele não será eliminado, embora o batedor o seja.
 
Suponhamos que os árbitros não tenham declarado “Infield Fly!”. Mas Cal Ripken, achando que a regra fora aplicada, permanece na 2ª base, enquanto Billy Ripken, sabendo que não fora, arranca em direção à 2ª base ao perceber que o defensor não efetuaria a defesa.

A bola pula ao tocar o solo, desvia após ter contato com Cal, que se encontra sobre a 2ª base, e depois atinge Billy, que está se aproximando da 2ª base. É uma jogada dupla?
 
Não. Somente Cal é out. Comentário – Regra 7.08 (f): Se dois corredores forem atingidos pela mesma bola “fair”, somente aquele que foi atingido primeiro será eliminado. Isso porque a bola torna-se morta, imediatamente, no momento em que tem contato com um corredor.
 
Acrescentemos mais uma hipótese.  Suponhamos que a regra de Infield Fly tenha sido aplicada, e Billy Ripken, que estava fora da base, tenha sido atingido pela bola. É uma jogada dupla?
 
Sim. Regra 7.08 (f): Se um corredor for atingido por um Infield Fly quando não está tocando sua base, ambos –corredor e batedo – serão eliminados.

Fonte: BIG LEAGUE Baseball PUZZLERS, de Dom Forker         

Sem comentários:

Enviar um comentário