domingo, 7 de julho de 2013

BOLA REBATIDA ILEGALMENTE RESULTA EM "FOUL TIP"

Softbol

Um eliminado, corredor na 1ª base. O batedor girou o “bat” para tentar rebater o arremesso, colocando um pé inteiro no solo completamente fora do “batter’s box”; a bola triscou o “bat” e resultou em “foul tip”. O corredor da 1ª base, que nesse momento estava tentando roubar a 2ª base, foi tocado pelo interbases, que havia recebido a bola lançada pelo receptor. O jogo deve prosseguir normalmente? Suponhamos que um árbitro de base tenha feito o gesto de “delayed dead ball” (bola morta demorada) em razão de o arremesso ter sido efetuado ilegalmente; como proceder nesse caso?
 
Caso o arremesso tenha sido efetuado legalmente, o árbitro deve declarar uma Rebatida Ilegal e eliminar o batedor. A bola torna-se morta e o corredor tem de retornar à 1ª base.
 
Caso o arremesso tenha sido efetuado ilegalmente, deve ser aplicada a penalidade de um Arremesso Ilegal –ao corredor deve ser concedida a 2ª base, e ao batedor, contado um “ball”. (Quando o batedor rebate ilegalmente um arremesso efetuado de maneira irregular,  deve-se aplicar, prioritariamente, a regra que dispõe sobre Arremesso Ilegal.)   
 
(Regras: 1 – Seção 48a, 7 – Seção 6d, 7 – EFEITO – Seção 6a-j, 8 – Seção 7d, 6 – EFEITO – Seções 1 – 7)

Fonte: Official Softball Rule Case Book, editado pela JSA – Japan Softball Association

Sem comentários:

Enviar um comentário