terça-feira, 9 de julho de 2013

BATEDOR REBATE UM ARREMESSO ILEGAL USANDO UM “BAT” ILEGAL

Softbol

Nenhum eliminado, corredor na 1ª e na 2ª bases. Preocupado com corredores, o arremessador efetuou o arremesso sem dar a parada completa obrigatória. O árbitro da 1ª base fez o gesto de “delayed dead ball” (bola morta demorada), imediatamente.  O batedor acertou uma rebatida indefensável (“base hit”) em direção ao jardineiro esquerdo.  O corredor da 2ª base pisou o “home plate”, o da 1ª base avançou à 2ª base e o batedor-corredor chegou à 1ª base. Concluída a jogada, o árbitro de “home” percebeu que o “bat” utilizado pelo batedor –que ficou largado no “batter’s box”– não continha o carimbo de aprovação da JSA – Japan Softball Association. Como resolver este caso?
 
O batedor é “out” por ter usado um “bat” ilegal. A bola torna-se morta. O “bat” deve ser retirado do jogo. Cada corredor tem de retornar à base que estava ocupando no momento do arremesso.
 
No caso apresentado acima, deve-se aplicar, prioritariamente, a Regra 7 – Seção 6c, que diz: O batedor é eliminado quando entra no “batter’s box” com um “bat” ilegal, ou é descoberto usando um “bat” ilegal.
 
Fonte: Official Softball Rule Case Book, editado pela JSA – Japan Softball Association

Sem comentários:

Enviar um comentário