segunda-feira, 8 de julho de 2013

ARREMESSADOR DEU UM PASSO EM DIREÇÃO A UMA BASE OCUPADA MAS NÃO EFETUOU O LANÇAMENTO

Arremessador posicionado sobre o "pitcher's plate" deu um passo em direção a uma base ocupada, mas não efetuou o lançamento. Ele é obrigado a lançar toda vez que dá um passo em direção a uma base?
 
Para a 1ª base, sim; se ele interromper o lançamento, será "balk". Para a 2ª e 3ª base não  é obrigado a lançar. 
[Regra 8.05 (b) – vide NOTA, Comentário – Regra 8.05 (c)]
 
Em 2013, a redação do Comentário – Regra 8.05 (c) foi alterada.

Nova redação:

Enquanto está em contato com o “pitcher’s plate”, o arremessador deve dar um passo diretamente em direção a uma base antes de lançar a essa base. Se um arremessador muda a direção do pé livre, ou gira sobre esse pé sem realmente dar um passo, ou vira o seu corpo, e lança antes de dar o passo, o árbitro deve declarar um “balk”.

Um arremessador deve dar um passo diretamente em direção a uma base antes de lançar a essa base; ele é obrigado a lançar cada vez que dá o passo (exceto para a segunda base). É um “balk” se, com corredor na 1ª e 3ª base, o arremessador dá um passo em direção à terceira base só para blefar (fazer o corredor voltar à base) e não lança; em seguida, vendo o corredor da primeira base partir em direção à segunda base, vira, dá um passo em direção à primeira base e lança a essa base. É legal o arremessador simular um lançamento à segunda base.

Observação: Vamos adotar esta alteração somente a partir de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário