segunda-feira, 24 de junho de 2013

INTERFERÊNCIA DO ÁRBITRO

Corredor na 1ª base, um eliminado, rebatida “ground” para o campo interno. O interbases efetuou a defesa e eliminou o corredor em Jogada Forçada.  Em seguida, o defensor da 2ª base lançou à 1ª base, mas o batedor-corredor pisou a “almofada” pouco antes de o defensor da 1ª base receber a bola –o árbitro da 1ª base declarou-o “safe”. Surpreendentemente, o árbitro da 2ª base eliminou também o batedor-corredor, alegando que cometera uma Interferência, ou seja, estorvara o defensor no momento em que ele fez o lançamento para completar a Jogada Dupla. Obviamente a equipe na ofensiva reclamou, mas, depois de muita discussão, a decisão foi mantida.
 
Decisão equivocada. Estaria correta se o corredor –já eliminado– tivesse estorvado o defensor.

[Regra 7.09 (e)]

Interferência do Árbitro ocorre quando (1) um árbitro de “home” estorva, impede ou prejudica um lançamento do receptor que está tentando evitar um roubo de base ou eliminar um corredor fora da base; ou (2) uma bola “fair” que não tenha passado um defensor atinge um árbitro, em território “fair”. Interferência do Árbitro pode ocorrer também quando ele estorva o receptor que está devolvendo a bola ao arremessador.

[Regra 2.00 “INTERFERENCE” (c), Comentário – Regra 2.00 [“INTERFERENCE” (c)]

Sem comentários:

Enviar um comentário