sexta-feira, 7 de junho de 2013

“BASE HIT” = REBATIDA VÁLIDA?

Temos observado que quando um batedor acerta um “base hit”, muitos dizem, equivocadamente, que tal batedor deu uma rebatida válida. “Base hit” é aquela rebatida considerada indefensável. Quando dizemos rebatida válida, estamos nos referindo a uma rebatida “fair”, a um “fair ball”. 
 
O que é “base hit” e o que é “fair ball”?  
 
“BASE HIT”: Deve ser anotado um “base hit” quando:
 
(a) Um batedor chega “safe” à 1ª base (ou a qualquer base subsequente) numa bola “fair” que, sem ter contato com um defensor, para sobre o solo ou toca uma cerca, ou passa por cima de uma cerca.
 
(b) Um batedor chega “safe” à 1ª base numa bola “fair” rebatida com tanta força ou tão fracamente que qualquer defensor que tentasse fazer uma jogada com ela não teria êxito.
 
(c) Um batedor chega “safe” à 1ª base numa bola “fair” que dá um pulo anormal, de forma que um defensor não consegue apanhá-la com um esforço normal; ou que toca o “pitcher’s plate” ou qualquer base (incluindo o “home plate”), antes de ter contato com um defensor, e pula tão irregularmente que um defensor não consegue apanhá-la mediante um esforço normal. 
 
(d) Um batedor chega “safe” à 1ª base numa bola “fair” que, sem ter tido contato com um defensor, está em território “fair” quando alcança o campo externo, a menos que, na opinião do anotador oficial, ela poderia ter sido apanhada com um esforço normal.
 
(e) Uma bola “fair” que não tenha tido contato com um defensor toca um corredor ou um árbitro. O batedor não deve ser creditado com um “base hit” quando um corredor é declarado eliminado por ter sido atingido por um “Infield Fly”.
 
(f) Um defensor tenta, sem êxito, eliminar um corredor precedente, e o batedor-corredor não teria sido eliminado na 1ª base mediante um esforço normal.
 
(Regra 10.05)
 
“FAIR BALL” é uma bola rebatida que:
 
(a) Para em território “fair” entre o “home base” e a 1ª base, ou entre o “home base” e a 3ª base.
 
(b) Está em ou sobre território “fair” quando passa, rolando ou pulando, pela 1ª base ou 3ª base e segue para o campo externo.
 
(c) Toca a ‘almofada’ da 1ª, 2ª ou 3ª base.
 
(d) Cai primeiro em território “fair” sobre a –ou além da– 1ª ou 3ª base.
 
(e) Enquanto está em ou sobre território “fair”, toca o corpo de um árbitro ou jogador.
 
(f) Enquanto está sobre território “fair”, sai do campo de jogo, em voo (“home run”).
 
(Regra 2.00 “FAIR BALL”)
 
“Fair ball” = rebatida válida; “base hit” = “fair ball” por meio da qual o batedor consegue alcançar a 1ª base (ou qualquer base subsequente), com segurança (“safe”), sem que tenha ocorrido erro na ação defensiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário