segunda-feira, 2 de abril de 2012

JOGADA DE APELAÇÃO

Corredor na 2ª base, um eliminado. O batedor acertou um single*. O corredor da 2ª base passou pela 3ª base --sem pisá-la-- e chegou safe ao home plate. No momento em que o outfielder (defensor do campo externo) lançou para home, o batedor-corredor avançou e conseguiu alcançar a 2ª base com segurança. Foi declarado TIME. A bola voltou ao mound (montículo). O arremessador assumiu a Posição Set; e quando o árbitro ordenou “PLAY!”, saiu do pitcher’s plate legalmente, olhou o corredor da 2ª base e, em seguida, lançou à 3ª base para fazer a apelação. O lançamento, porém, foi mal executado –a bola passou pelo defensor da 3ª base e foi parar em área de bola morta. O corredor que estava na 2ª base foi, corretamente, autorizado a ir para home. A defensiva poderá ainda apelar na 3ª base sobre o corredor que estava originalmente na 2ª base quando uma nova bola for posta em jogo?

Não. As jogadas para tentar eliminar o corredor que estava originalmente na 2ª base, no “home”, e o batedor-corredor, na 2ª base, não cancelam o direito de a equipe na defensiva apelar, já que eram parte da ação contínua originada em seguida à bola rebatida.  Entretanto, uma vez que a equipe na defensiva “errou” (isto é, lançou a bola para área de bola morta) em sua tentativa de apelar na 3ª base, ela perdeu o direito de fazer nova apelação. O ato de lançar a bola para área de bola morta, nesta situação, é considerado uma tentativa de jogada.

(Regra 7.10)

Fonte: Manual do Árbitro da N.A.P.B.L. – National Association of Professional Baseball Leagues

*Single  é uma rebatida indefensável por meio da qual o batedor-corredor consegue chegar a salvo  à 1ª base.

Sem comentários:

Enviar um comentário