terça-feira, 10 de abril de 2012

INTERFERÊNCIA DO RECEPTOR

Corredor na 1ª e 3ª base, um eliminado. Com um “hit simples”* –a bola passou sobre a “almofada” da 2ª base e foi parar no jardim central—o batedor chegou a salvo à 1ª base. O corredor da 1ª base, porém, foi eliminado na 2ª base em jogada forçada. Enquanto isso, o corredor da 3ª base pisou o “home base”.   Ocorre que, no momento em que o batedor fez “swing”*, o “mitt”* do receptor teve contato com o “bat”. Como deve ser decidido este lance? 

(A bola permanece viva até a conclusão da jogada.) O técnico da equipe na ofensiva poderá optar pela aplicação da regra de Interferência da Defensiva –o batedor será mandado à 1ª base,  o corredor da 1ª base ocupará a 2ª base, e o corredor que pisou o “home base” retornará à 3ª base; o jogo prosseguirá com as bases cheias e um eliminado—ou pelo resultado da jogada –será anotado um ponto; o jogo prosseguirá com corredor na 1ª base e dois eliminados. 

Se nessa jogada o corredor da 1ª base tivesse chegado “safe” à 2ª base, a falta cometida pelo receptor não seria levada em consideração. 

[Beisebol - Regra 6.08 (c), Comentário – Regra 6.08 (c)]

 (Softbol – Regra 8 – Seção 1d, Regra 8 – EFEITO – Seção 1d)

*“Hit simples” é uma rebatida indefensável por meio da qual o batedor alcança a 1ª base com segurança.

*“Swing” quer dizer balançar, girar, rodar etc. Fazer “swing” significa girar (rodar) o "bat" para tentar rebater a bola arremessada.

*“Mitt” é um tipo especial de luva que oferece maior proteção à mão de uma pessoa. No beisebol e no softbol, há luva especial para receptor (“catcher’s mitt” = ‘kyatti mitto’) e também para defensor da 1ª base (“first baseman’s mitt” ou “first mitt” = ‘fasto mitto’).

Sem comentários:

Enviar um comentário