sexta-feira, 13 de abril de 2012

ERRO DE UM NOVATO

Com um “out”, a equipe de Dodgers tem Eddie Murray na 3ª base e um novato na 1ª base. Kirk Gibson, com sua tacada, manda a bola na direção do muro do jardim central (“center field”), mas Dale Murphy faz uma defesa sensacional, “pescando” a bola com sua luva estendida acima da cerca. Murray anota ponto facilmente no “fly de sacrifício”. Mas o corredor da 1ª base, achando que seria uma rebatida indefensável (“hit”), e que poderia avançar pelo menos duas bases, esboça correr para a 3ª base fazendo uma curva após ultrapassar a 2ª base. Percebendo que o jardineiro central (“center fielder”) apanhara a bola, tenta voltar à 1ª base. No seu retorno à 1ª base, porém, ele omite a 2ª base, e, por essa razão, é eliminado em apelação – terceira eliminação.

O ponto é válido? Deve ser atribuído um “run batted in” (ponto empurrado) a Gibson?
Sim, o ponto é válido porque a terceira eliminação não ocorreu em jogada forçada.

Regra 4.09 (a) - Não será anotado um ponto se o corredor avançar ao “home base” durante uma jogada em que a terceira eliminação é feita: (1) sobre o batedor-corredor, antes que ele toque a 1ª base; (2) sobre qualquer corredor, em jogada forçada; ou (3) sobre um corredor precedente, que é eliminado por ter deixado de tocar uma das bases.
A Gibson deve ser atribuído um “run batted in” e um “fly” de sacrifício.

Fonte: BIG LEAGUE Baseball PUZZLERS, de Dom Forker

Sem comentários:

Enviar um comentário