terça-feira, 17 de janeiro de 2012

"FOUL TIP" OU "FOUL BALL"?

Contagem de bolas: 1 - 2 (um “ball” - dois “strikes”). O batedor fez “swing” para tentar rebater um arremesso ‘AUTO KOONA’*. A bola triscou o “bat” e, após tocar o “mitt”, foi de encontro ao peito do receptor, sendo finalmente agarrada antes de ir ao solo. Como deve ser decidido este lance? 

É um “FOUL TIP”*. O árbitro deve declarar um “strike”; e como é o terceiro “strike”, o batedor deve ser eliminado. Se a bola tivesse ido diretamente de encontro ao peito do receptor, sem tocar o “mitt” ou a mão, o batedor não seria eliminado; seria um “foul ball”.

 *‘AUTO KOONA’ vem do inglês “OUT CORNER” (aut k’órna), que significa canto externo. Arremesso ‘AUTO KOONA’ é aquele direcionado ao canto (lado) externo da zona de “strike” do batedor.

*“FOUL TIP” é uma bola rebatida que vai brusca e diretamente do “bat” às mãos do receptor e é agarrada legalmente. Se a bola vai do “bat” ao corpo, máscara ou protetor do receptor e, no rebote, é agarrada antes que toque o solo, a pegada não é legal, a menos que essa bola tenha tocado primeiro a sua mão ou o seu “mitt”. Se a bola não for agarrada legalmente, será um “foul ball”, e não um “foul tip”. Por cada “foul tip” é contado um “strike”. A bola permanece em jogo.

 [Regras: 2.00 “FOUL TIP”, 6.05 (b), Comentário – Regra 6.05 (b)]

Sem comentários:

Enviar um comentário