sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CONCESSÃO DE BASES

Com corredor(es) em base, uma bola arremessada descontroladamente (“wild pitch”) desviou após bater na caneleira do receptor e foi rolando em direção ao “dugout” do lado da  1ª base. O receptor “mergulhou” no chão e tentou bloqueá-la, mas não conseguiu –a bola teve contato com seu ‘kyattimitto’* e foi parar no meio de jogadores que estavam sentados nos bancos.  E agora? Como decidir este caso?

Se o árbitro achar que a bola teria entrado no “dugout”, de qualquer forma, ou seja, mesmo que o receptor não a tivesse tocado quando tentou bloqueá-la, será concedida uma base a todos os corredores a partir da posição que eles ocupavam no momento do arremesso. A bola torna-se morta.

 [Regra 7.05 (h), Manual do Árbitro da N.A.P.B.L. – National Association of Professional Baseball Leagues – Seção 3 – item 3.8]

 *‘Kyattimitto’ vem do inglês “catcher’s mitt” = luva do receptor.

Sem comentários:

Enviar um comentário