terça-feira, 7 de abril de 2020

RECEPTOR TIRA A MÁSCARA DO ROSTO E TOCA BOLA ARREMESSADA

Jogo Pirates vs. Dodgers. Segunda metade do 11º "inning". Dodgers na ofensiva. Corredor na 3ª base. Placar empatado (10 x 10).

O receptor tira a máscara do rosto e para a bola arremessada que desvia após tocar o solo. O árbitro de "home" autoriza o corredor avançar para "home" e encerra o jogo. Placar final: Pirates 10 x 11 Dodgers.

Foi aplicada a Regra 5.06 (b) (3) (E): Cada corredor, com exceção do batedor, pode avançar uma base, sem o risco de ser eliminado, quando um defensor remove seu boné, máscara ou qualquer parte do seu uniforme do  lugar onde normalmente são usados e toca, intencionalmente, uma bola arremessada. A bola permanece em jogo e a concessão é feita a partir da posição do corredor no momento em que a bola foi tocada.

Veja o lance clicando aqui.

segunda-feira, 6 de abril de 2020

BATEDOR SE RECUSA A ENTRAR NO “BATTER’S BOX”

O batedor se recusou a entrar no “batter’s box” na sua vez de bater. O árbitro declarou um “strike”. Como ele continuou fora do "box" apesar de o árbitro ter ordenado várias vezes para ocupar sua posição correta, foi eliminado ("strikeout").
Regra 5.04 (b) (3): Se o batedor se recusa a ocupar sua posição no “batter’s box” na sua vez de bater, o árbitro deve declarar um “STRIKE”. A bola torna-se morta e nenhum corredor pode avançar. Depois dessa penalidade, o batedor pode se posicionar corretamente no “batter’s box”; a contagem regular de “ball” e “strike” deve continuar. Se o batedor não ocupar sua posição correta antes de serem contados três “strikes”, será declarado “out”.
Comentário – Regra 5.04 (b) (3): Após declarar um “strike” de acordo com a Regra 5.04 (b) (3), e antes de declarar “strikes” sucessivos de acordo com a Regra 5.04 (b) (3), o árbitro deve dar ao batedor uma oportunidade razoável para ele se posicionar corretamente no “batter’s box”.

sexta-feira, 3 de abril de 2020

RECEPTOR E BATEDOR-CORREDOR TÊM CONTATO

A bola rebatida toca o solo na frente do “home plate” e rola para as proximidades da linha de “foul” da 1ª base. O receptor e o batedor-corredor que está indo em direção à 1ª base têm contato no momento em que o primeiro está apanhando a bola.
Em lance como esse, geralmente não há infração, e nada deve ser declarado.
[Comentário – Regra 6.01 (a) (10]

quinta-feira, 2 de abril de 2020

JOGADA DE APELAÇÃO – NÃO FOI ANOTADO PONTO

Jogo Detroit Tigers vs. Kansas City Royals. Segunda metade do 6º “inning”, Royals no ataque. Corredor na 2ª e 3ª base, um eliminado, contagem de arremessos: 2 – 1, placar: DET 1 x 1 KC. “Line Drive”*. O defensor da 2ª base apanhou a bola em voo e, ao tentar eliminar o corredor da 2ª, que estava retornando, fez um lançamento descontrolado. O corredor da 3ª –também estava retornando– avançou sem retocar a base e pisou o “home plate”, e o da 2ª chegou à 3ª base. A equipe na defensiva apelou na 3ª base; o árbitro da 3ª base fez o gesto de “SAFE”. Os árbitros se reuniram e deram a decisão correta: eliminaram o corredor da 3ª e declaram “SAFE” o da 2ª. Royals reclamou, mas a decisão foi mantida.
Veja o lance clicando aqui.
[Regra 5.09 (c) (1)]
*“Line Drive” é uma bola rebatida que vai em linha reta, com força, do “bat” a um defensor, sem tocar o solo.

quarta-feira, 1 de abril de 2020

CORREDOR VOLTA À BASE QUE ESTAVA OCUPANDO

Corredor na 2ª base. “Fly” em direção ao espaço entre “left field” (jardim esquerdo) e “center field” (jardim central). O “center fielder” (jardineiro central) tentou um “diving catch”*, mas não conseguiu (a bola tocou sua luva e foi ao chão). O corredor chegou à 3ª base e, achando que o defensor havia apanhado a bola no ar, retornou à 2ª base. O defensor da 2ª base recebeu a bola devolvida pelo jardineiro central e tocou o corredor enquanto ele estava em contato com a base. É “out”?
Não.
Se um corredor toca uma base desocupada, e depois, achando que a bola “fly” foi apanhada, ou por engano, tenta voltar à última base que estava ocupando, ele pode ser eliminado enquanto retorna. Mas se conseguir chegar a salvo (“safe”) à base que estava ocupando anteriormente, não poderá ser eliminado enquanto estiver em contato com essa base.
[Comentário – Regra 5.09 (b) (10)]
*“Diving Catch” é aquela jogada em que o defensor apanha uma bola em voo, ‘mergulhando sobre o solo”.